Investigação

Apresentação

O CEO – Centro de Investigação de Economia e das Organizações é uma unidade de investigação integrada no Departamento de Economia e Gestão (DEG) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Encontra-se principalmente vocacionado para o estudo das problemáticas de desenvolvimento económico e social no âmbito das grandes áreas temáticas que compõem o Departamento, destacando-se a Economia, Gestão, Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Segurança e Higiene no Trabalho, Turismo, Hotelaria e Restauração.

É de realçar que a sua vocação tem uma particular incidência nos países de expressão e língua lusófona, embora naturalmente qualquer investigador seja livre de abordar outros mercados.

Em termos metodológicos, o Centro de Investigação de Economia e das Organizações (CEO) incentiva o fomento e recurso de abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares inerentes ao seu âmbito de estudo procurando incentivar uma interligação permanente entre as vertentes mais teóricas e aplicadas da investigação.

Valoriza igualmente o aprofundamento e a partilha de recursos bibliográficos e de publicações institucionais subjacentes à investigação com outros centros de investigação.

Espera-se que o CEO assuma um papel determinante no apoio e enquadramento às tarefas de ensino, não só a nível do primeiro ciclo, mas nomeadamente no que respeita à supervisão de dissertações finais dos alunos do segundo ciclo, cuja pesquisa deve estar enquadrada nas suas linhas de investigação.

A internacionalização aparece igualmente como uma premissa importante. Neste sentido, procura-se incentivar a participação em redes internacionais e em programas de investigação conjuntos, bem como através da criação de incentivos para aumentar a publicação internacional dos seus investigadores.

Finalmente, o Centro organiza programas de seminários e conferências (nacionais e internacionais), onde se procura que a participação de convidados estrangeiros tenha uma dimensão importante.

Direção

Eduardo Moraes Sarmento
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Coordenação de linhas

Ana Brasão
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
António Costa
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Inna Paiva
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Maria Isabel Duarte
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias