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universidade lusófona

Investigação

Apresentação

O CEO – Centro de Investigação de Economia e das Organizações é uma unidade de investigação integrada no Departamento de Economia e Gestão (DEG) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Encontra-se principalmente vocacionado para o estudo das problemáticas de desenvolvimento económico e social no âmbito das grandes áreas temáticas que compõem o Departamento, destacando-se a Economia, Gestão, Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Segurança e Higiene no Trabalho, Turismo, Hotelaria e Restauração.

É de realçar que a sua vocação tem uma particular incidência nos países de expressão e língua lusófona, embora naturalmente qualquer investigador seja livre de abordar outros mercados. Em termos metodológicos, o Centro de Investigação de Economia e das Organizações (CEO) incentiva o fomento e recurso de abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares inerentes ao seu âmbito de estudo procurando incentivar uma interligação permanente entre as vertentes mais teóricas e aplicadas da investigação. Valoriza igualmente o aprofundamento e a partilha de recursos bibliográficos e de publicações institucionais subjacentes à investigação com outros centros de investigação. Espera-se que o CEO assuma um papel determinante no apoio e enquadramento às tarefas de ensino, não só a nível do primeiro ciclo, mas nomeadamente no que respeita à supervisão de dissertações finais dos alunos do segundo ciclo, cuja pesquisa deve estar enquadrada nas suas linhas de investigação. A internacionalização aparece igualmente como uma premissa importante. Neste sentido, procura-se incentivar a participação em redes internacionais e em programas de investigação conjuntos, bem como através da criação de incentivos para aumentar a publicação internacional dos seus investigadores. Finalmente, o Centro organiza programas de seminários e conferências (nacionais e internacionais), onde se procura que a participação de convidados estrangeiros tenha uma dimensão importante.

Direção

  • Eduardo Moraes Sarmento
    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Coordenação

  • Ana Brasão
    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • António Costa
    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Maria Isabel Duarte
    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Revista científica

Apresentação

A Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações (R-LEGO – ISSN 2183-5845) é um projeto editorial do Departamento de Economia e Gestão da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, enquadrado no Centro do Departamento (CEO – Centro de Investigação de Economia e das Organizações). Está principalmente vocacionada para as grandes áreas temáticas da Economia, Gestão, Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Segurança e Higiene no Trabalho, Turismo, Hotelaria e Restauração. Dirige-se a estudantes, professores, investigadores e profissionais que partilham interesses e preocupações nestas grandes áreas. A revista tem como missão a partilha de conhecimentos e competências obtidas a partir de uma investigação científica e aplicada nas áreas descritas. Terá uma periodicidade anual e a sua publicação será apresentada em formato de papel e digital, de forma a conseguir uma distribuição mundial. O seu âmbito internacional e multicultural permitirá a publicação de textos em várias línguas, aceitando trabalhos de autores de qualquer país que visem o contributo para uma discussão pertinente e útil ao desenvolvimento das áreas referidas.

Revista LEGO Normas de Submissão

Direção

  • Eduardo Moraes Sarmento
  • Ana Brasão

Coordenação

  • António Costa
  • Inna Paiva
  • Maria Isabel Duarte

Condições Gerais

Entidade Editora

A Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações (R-LEGO) é um projeto editorial do Departamento de Economia e Gestão da Universidade Lusófona, integrado no Centro de Investigação da Faculdade (CEO – Centro de Investigação de Economia e das Organizações) dedicada à publicação de artigos científicos originais principalmente nas áreas da Economia, Gestão, Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria, Segurança e Higiene no Trabalho, Turismo, Hotelaria e Restauração.

Missão

Partilha de conhecimento e competências obtidas a partir de uma rigorosa investigação científica e aplicada nas áreas anteriormente descritas.

Periodicidade

Anual. No entanto, sempre que se afigure necessário, serão apresentados números extra. A revista privilegia especialmente a investigação no espaço de língua portuguesa, embora aceite artigos em qualquer outro idioma, preferencialmente em inglês.

Avaliação de artigos

Esta publicação rege-se por critérios internacionais de excelência, assegurando a qualidade dos artigos científicos através de um processo de revisão anónima (blind referee) por uma comissão composta por avaliadores de prestigiadas instituições de ensino superior ou com reconhecidos méritos junto da sociedade.

Normas de submissão de Artigos

Normas de Publicação

Os trabalhos submetidos devem ser originais (não podem ter sido submetidos a publicações noutra revista), isentos de plágio e independentes, baseados sempre em factos científicos. Os artigos publicados são da responsabilidade dos seus autores.

Os trabalhos podem ser apresentados por professores, investigadores, profissionais e estudantes das áreas anteriormente referenciadas. Os estudantes que submetam trabalhos para apreciação devem ter um professor como coautor. Os artigos podem incidir sobre investigações empíricas, revisões de literatura em áreas específicas ou reflexões teóricas.

A Comissão de avaliação reserva-se o direito de rejeitar trabalhos que considere de qualidade insuficiente para as áreas temáticas da revista ou que não cumpram as normas abaixo apresentadas.

Ao submeter trabalhos para publicação na Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações (R-LEGO), o autor confirma a aceitação de transferência de direitos autorais para a revista, bem como os direitos para a sua difusão, incluindo bases de dados científicas nacionais e internacionais e repositórios, sempre sob a missão de partilha de conhecimento e competências obtidas a partir de uma investigação científica e aplicada. A rejeição de um artigo submetido para publicação implica a devolução automática dos direitos autorais.

Em seguida expomos as normas específicas para entrega de trabalhos, de forma a facilitar o sistema de submissões e a otimizar o processo para autores, corpo editorial e revisores. Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações (R-LEGO)está disponível para receber trabalhos de toda a comunidade académica e profissional. Os trabalhos científicos submetidos devem respeitar as normas de publicação e de formatação da revista.

Normas de Formatação

O documento deve ser submetido em formato word e não deve exceder as 4000-5000 palavras (este número não contempla as referências bibliográficas, os anexos e os apêndices).

Deve seguir as normas de publicação da APA (American Psychological Association, 2010, Publication Manual of the American Psychological Association, 6ª ed., Washington, DC: APA).

A dimensão da folha deve ser A4 (21cm x 29,7cm), com margens superior, inferior e laterais de 3 cm.

O tipo de letra deve ser Times New Roman, tamanho de 12 pontos. O espaçamento entre linhas deve ser a um espaço e meio.

Os parágrafos devem ser indentados (iniciados para dentro) cinco a sete espaços (0,5cm), exceto nos títulos, no texto do resumo e nas citações em bloco (excertos com mais de 40 palavras). O texto deve estar alinhado apenas no lado esquerdo da página (left justification) e a margem direita incerta (não justificada).

As notas de rodapé serão numeradas, sem parênteses, de forma contínua, do princípio ao fim do artigo e apresentadas no fim de cada página (tipo de letra Times New Roman, tamanho de letra 9).

Resumo e palavras-chave

O texto deverá apresentar um pequeno resumo, escrito em português e inglês (abstract), que não deverá exceder as 250 palavras, seguido das respectivas palavras chave (Keywords). Deverão aparecer de seguida os nomes dos autores, deixando duas linhas de espaçamento entre os nomes e o resumo.

O resumo é uma sinopse específica e acessível das principais ideias do artigo.

Entre os dois resumos deverão colocar-se duas linhas em branco.

Títulos

O título do texto deve estar centrado em negrito (bold), tamanho de letra 14.

Os outros títulos devem ser numerados (1, 2, 3, …). Devem aparecer em Times New Roman, a negrito e letra 12. Não devem ser escritos em maiúsculas, excepto no seu início ou quando forem utilizadas palavras cuja regra assim o exija. Entre o número e o título deve aparecer um ponto (ex.: 1. Investigação em Economia).

Se tiver subtítulo, deve-se separar por “:” e iniciar a primeira palavra do subtítulo com maiúscula (ex.: 1. Investigação em economia: a experiência portuguesa). A mesma regra aplica-se aos títulos das secções e títulos de figuras e quadros.

Os títulos e subtítulos devem respeitar a seguinte formatação por níveis:

  • Nível 1: Centrado, em Negrito, com Letras Maiúsculas e Minúsculas
  • Nível 2: Alinhado à Esquerda, em Negrito, com Letras Maiúsculas e Minúsculas
  • Nível 3: Indentado à esquerda, em negrito, com letras minúsculas e termina num ponto.
  • Nível 4: Indentado à esquerda, em negrito e em itálico, com letras minúsculas e termina num ponto.
  • Nível 5: Indentado à esquerda, em itálico, com letras minúsculas e termina num ponto.

Autores

Devem-se colocar os nomes dos autores e o seu e-mail da seguinte forma (exemplo):

António Bento: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(1) Em rodapé deve-se colocar os dados pessoais (ex. Doutor em Economia pelo ISEG e professor catedrático na ULHT).

Abreviaturas

As abreviaturas podem ser utilizadas no texto. No entanto, quando forem mencionadas pela primeira vez, deve ser utilizada a expressão por extenso e depois entre parêntesis a abreviatura (exemplo: a “Organização Mundial de Turismo (OMT)...”. Nas vezes seguintes pode-se utilizar apenas a abreviatura.

A estrutura do artigo a enviar deve ser desejavelmente a seguinte:

  1. Página de título, autor, resumo e abstract
  2. Páginas de texto
  3. Referências
  4. Página de Notas (opcional, embora de preferência devam vir em rodapé)
  5. Anexos (opcional)
  6. Apêndices (opcional)

Os vocábulos estrangeiros deverão ser apresentados em itálico e não entre aspas, salvo quando se tratar de citações de textos.

As aspas devem ser usadas para excertos de texto com menos de 40 palavras, títulos de artigos ou de capítulos a que se refere no texto, para reproduzir material de um item de teste ou instruções aos participantes, ou quando introduzir um termo de calão ou um novo conceito proposto.

Citações

As citações de autores e obras no decorrer do texto deverão obedecer ao seguinte padrão:

  • Coelho, (2013)
  • Silva & Simões, (2012)
  • Alcântara e Ferreira (2014)
  • Almeida et al. (2016)
  • Nunes (2000a, 2000b)

Em citações diretas (em que se transcreve o texto) deve indicar o autor, o ano e a página junto à transcrição e em citações indiretas (em que se parafraseia) o autor e o ano da publicação. Recomenda-se não mais de 3 citações diretas por cada 10 páginas. Prefira para as suas citações revistas científicas a revistas de divulgação. No caso de citações diretas com mais de 40 palavras (citações em bloco), não se aplicam as aspas e muda-se de linha para iniciar a citação; o texto deve estar afastado da margem esquerda meia polegada, 5 espaços ou 1,3cm e o início não é indentado.

Referências bibliográficas

Na secção das Referências bibliográficas deve incluir todas as citações do artigo e apenas essas citações; não deve colocar obras que não tenha referido no texto. As publicações devem ser referenciadas conforme as normas da APA e ter em atenção as seguintes indicações:

  1. As referências começam numa nova página e devem estar listadas por ordem alfabética;
  2. Quando há várias referências do mesmo autor, indicar por ordem de antiguidade (primeiro as mais antigas), começando pelas publicações em que o autor aparece sozinho e só depois as que aparece com outros autores;
  3. Se não há autor, é colocado por ordem alfabética a primeira palavra com sentido da referência (normalmente o título);
  4. Se tiver duas referências dos mesmos autores e do mesmo ano, diferenciá-las colocando uma letra a seguir ao ano;
  5. Todas as referências devem estar alinhadas à esquerda na 1.ª linha e ser indentadas nas linhas subsequentes, e colocadas a dois espaços;
  6. Os títulos de artigos ou de livros são escritos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título e do subtítulo, e nos nomes próprios (nomes de pessoas, países, religiões, etc.).

Recomendamos ainda a consulta dos seguintes exemplos de referências:

  • Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A. & Nunes, R. (2012). Gestão de agências de viagens e turismo. Lisboa: Lidel.
  • Carneiro, M., Eusébio, M., Kastenholz, E. & Alvelos, H. (2010). Turismo de saúde para o mercado sénior: Quais os benefícios da participação em programas de turismo social? In N. Abranja, A. Marques, F. Coelhoso e I. Carneiro (eds.), Turismo Acessível. Estudos e Experiências (pp. 153-170). Mangualde: Edições Pedago.
  • Martin-Fuentes, E. & Ramon, N. D. (2014). Promotion of tourism through social networks. Tourism and Hospitality International Journal, 2(1), 34-55.

Figuras, Quadros e Imagens

Todas as figuras, quadros e imagens (se existirem) devem ser referenciados no texto e devem ser alvo de análise. A sua remissão deverá ser realizada da seguinte forma: “Na figura 1 pode verificar-se …” (em minúscula), ou entre parêntesis: “(conforme Quadro 1)” (em maiúscula).

Os títulos devem ser precedidos de “Figura” ou “Quadro” e a respectiva numeração, e colocados imediatamente antes das figuras ou dos quadros (tipo de letra Times New Roman com tamanho 12). Os títulos não podem ser escritos em maiúsculas, excepto no seu início ou quando forem utilizadas palavras que assim o exijam.

As fontes devem vir indicadas na parte inferior das mesmas. As abreviaturas e símbolos utilizadas devem ser explicados.

As fontes devem seguir as mesmas normas das citações. Se for do autor, deve-se colocar “Elaboração própria”. Nos outros casos, que resultem da junção e/ou alteração de dados secundários, deve-se colocar a fonte como “Adaptado de ...).

Devem ter o tipo de letra Times New Roman, tamanho de letra 10).

Os quadros, figuras ou gráficos deverão ser apresentados em páginas separadas (um quadro/figura/gráfico por página) no final do artigo, depois das Referências bibliográficas e antes dos Anexos. Os gráficos deverão expor sempre os valores a que se referem no espaço próprio do gráfico, ou sob a forma de tabela anexa, devendo permitir a sua edição (construído em word ou excel: formato microsoft graph).

Os anexos (se os houver) deverão ser colocados depois de todo o artigo. Deve iniciar cada anexo numa página diferente e numerá-los através de letras (Anexo A, Anexo B...).