Sobre
Departamento de Economia e Gestão da Escola de Ciências Económicas e Organizações
O Departamento de Economia e Gestão da Escola de Ciências Económicas e Organizações da Universidade Lusófona (DEG) tem competência científica e pedagógica para ministrar formação académica e profissional nos vários domínios em que se desenvolvem as ciências económicas e a gestão.
Neste momento O DEG oferece a um numeroso grupo de alunos, os cursos de 1º ciclo em Economia, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria e Segurança e Higiene do Trabalho. Todos estes cursos estão formatados de acordo com o modelo de Bolonha tendo, por isso, uma duração de 3 anos letivos a que correspondem 180 ECTS.
Todos os cursos de 1º ciclo foram já objeto de avaliação por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tendo os resultados sido manifestamente positivos. Destaca-se o caso dos 1ºs ciclos em Economia e em Gestão de empresas que foram acreditados incondicionalmente pelo período máximo, ou seja, 5 anos.
O DEG oferece igualmente os mestrados em Economia, em Gestão de Empresas e em Contabilidade e Fiscalidade também com a configuração prevista pela reforma de Bolonha.
A oferta de formação do DEG estende-se ainda às pós-graduações de vocação caracteristicamente profissionalizante, não conferentes de grau académico, como são os casos da Pós-Graduação em Contabilidade Pública (SNC-AP), Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos – na perspetiva da Gestão com as Pessoas, Pós-Graduação em Gestão Desportiva, Pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Sector, Pós-graduação em Gestão de Pessoas na Nova Economia, Pós-Graduação em Inovação e Sustentabilidade Empresarial e Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho.
Para desenvolver todos estes programas com competência e exigência, o DEG dispõe de um amplo corpo docente qualificado, maioritariamente constituído por doutores e mestres formados em universidades estrangeiras e portuguesas de grande prestígio.
Os nossos professores estão sempre disponíveis para apoiar os nossos alunos nas suas questões e projetos fora do espaço de aulas, estimulando neles a capacidade de investigação, o desenvolvimento de abordagens pessoais aos problemas e o espírito de empreendedorismo.
O nosso projeto funciona apoiado em recursos logísticos, como os informáticos, plenamente integrados na lecionação corrente dos vários programas curriculares, com suporte em software comummente utilizado pelos profissionais no exercício das suas atividades normais em empresa.
De facto, a metodologia de ensino adotada pelo DEG é Aprender Fazendo, uma vez que um dos seus objetivos primordiais é tornar mais fácil a integração dos nossos alunos no mercado de trabalho.
- Directora
- Prof. Doutora Ana Brasão